Comunidade

Comunidade HCB

O HCB nasceu para acolher pessoas, projetos e empresas que contribuam para posicionar Lisboa como uma cidade cidade aberta, inovadora e criativa.

Apostamos na diversidade para promover o encontro entre diferentes agentes e indústrias.

Parceiros

  • Factory Lisbon

  • Browers Beato

  • Praça

  • Startup Lisboa

  • Casa do Capitão

  • Claranet

  • Museu de Lisboa - Fábrica de Moagem

Factory Lisbon

Factory Lisbon
http://factorylisbon.com

Missão

A Factory desenha, constrói e opera campus para startups e empresas de tecnologia de rápido crescimento. Ao criar parcerias com entidades do setor público e privado, bem como, com comunidades locais, a Factory traz inovação para as áreas urbanas que precisam de revitalização, focando-se na reabilitação de espaços icónicos, projetando o local ideal para agrupar empresas criativas e de tecnologia. Os esforços da Factory assentam no apoio à nova economia tecnológica e trazer um novo sopro de vida aos centros urbanos.
Nascida em 2012 em Berlim como uma solução de espaço de trabalho flexível para pequenas e grandes empresas, a Factory tornou-se numa empresa líder reconhecida por projetos de reutilização adaptativa e por transformar bairros em toda a Europa, criando impacto económico, social e político no processo.
A missão da Factory é beneficiar, não apenas os locais, mas comunidades mais alargadas e as cidades que a rodeiam.

Espaço

10.000 m2 edifício principal + 2.000 m2 terraço / rooftop.
12,000 m2 com vista desafogada para o Rio Tejo. Escritórios flexíveis, elegantes e modernos que variam entre 100 a 2,000 m2 enriquecidos com detalhes do passado histórico do Exército Português.
Além dos escritórios, o campus irá disponibilizar um jardim público no terraço do edifício, um restaurante aberto ao público, três espaços adicionais de eventos e garagem para parqueamento.

Factor Diferenciador

Uma comunidade ativa de inovadores, que trabalham juntos num ambiente colaborativo. Partilham as instalações, um café, um restaurante mexicano e um pequeno bar de música, num ambiente único para trabalhar com os produtos do futuro.

Residentes

TBA

Arquitetos

Factory.com & José Baganha & Arquitectos Associados

Investimento

Dois dígitos de milhão

Browers Beato

Browers Beato
http://thebrowerscompany.com

Missão

Browers Beato, um espaço polivalente que materializa a The Browers Company, uma spin-off do Super Bock Group, que nasce com o objetivo principal de contribuir para a valorização da cultura cervejeira e crescimento da categoria de cerveja. Tendo por base um forte espírito colaborativo, este novo projeto irá estabelecer colaborações com diferentes parceiros nacionais e internacionais, dentro e fora do universo cervejeiro, procurando sempre proporcionar novas e melhores experiências em torno da cerveja.

Espaço

Uma microcervejeira para produção de cervejas em pequena escala, uma zona de restauração e uma área para eventos e workshops culturais e de promoção da experiência cervejeira, numa área de 700m2, aproximadamente.

Factor Diferenciador

Serão produzidas no local cervejas em pequena escala, sob a chancela da marca Browers, que vão conviver no mesmo espaço com outras marcas de cerveja nacionais e internacionais, tendo em vista oferecer um portefólio diversificado e de qualidade a todos os que visitem o Browers Beato. Junta-se ainda uma zona da restauração, em parceria com o Grupo Multifood, para complementar a oferta cervejeira com gastronomia que eleve a experiência cervejeira, e a realização de eventos que se realizarão periodicamente no espaço, que poderão ser de natureza cervejeira, cultural ou outra. Eixo central de acesso público à Cultura e às Indústrias Criativas, nomeadamente com eventos e atividades colaborativas integradas nas áreas da Música e da Arte Pública e Urbana.

Residentes

TBA

Arquitetos

O projeto arquitetónico terá assinatura de Eduardo Souto de Moura. É uma obra de reabilitação ambiciosa que, preservando a traça original do edifício, vai assumir um forte carácter de atualidade, modernidade e conforto num espaço adaptado para produção cervejeira.

Investimento

3 milhões de euros

Praça

Praça
http://apraca.pt

Missão

Uma nova e inovadora experiência de retalho alimentar e restauração focada nos produtos portugueses e nos produtores que os produzem e que consistirá num espaço informal de convívio para provar, comer, comprar e aprender ao mesmo tempo.
Um mercado que combina o melhor da restauração sustentável e saudável com a venda do produto, onde não há fronteira entre o que se come e o que se compra, onde o produto será o protagonista e o Produtor estará no centro da oferta. Uma seleção, cuidada e rigorosa de produtos frescos, biológicos e artesanais, disponibilizados em vários serviços onde se destacam um Refeitório, um Talho de carnes autóctones portuguesas, uma Peixaria com grelha, um mercado de produtos frescos, um espaço vegetariano, uma Adega, um espaço dedicado ao Azeite, uma Padaria e Pastelaria de produção local, uma Queijaria e Charcutaria artesanal e ainda uma Mercearia onde o granel e a oferta biológica têm protagonismo.
Cerca de 700 produtos de mais de 140 produtores estão disponíveis na loja online da Praça, ainda antes da abertura do espaço.

Espaço

1700m2

Factor Diferenciador

O primeiro mercado alimentar dedicado exclusivamente à excelência dos produtos portugueses e dos seus produtores. Do universo de serviços da Praça constam ainda um Fórum, que funcionará como um ponto de encontro entre os produtores nacionais e o público, uma Escola - exatamente no mesmo edifício onde, em tempos da Manutenção Militar também existiu - dedicada à aprendizagem e partilha de conhecimentos de temas relacionados com a alimentação, sustentabilidade, cozinha portuguesa e ainda um espaço dedicado a Startups portuguesas ligadas ao sector da gastronomia.
3 fortes compromissos essenciais: sustentabilidade, inovação e social. Na área da sustentabilidade, a Praça compromete-se a promover e apoiar apenas os produtores que pratiquem uma produção artesanal, sustentável e biológica, revelando assim o respeito pelos diferentes ciclos das estações e pela promoção de práticas de economia circular e minimização de desperdício. No campo do compromisso social, existirá uma integração com a comunidade do Beato em conjunto com outras entidades públicas e o lançamento de uma Bolsa de Refeições Social para possibilitar o acesso a refeições por parte de famílias carenciadas da região. Já no que se refere à Inovação, o espaço contará com várias hortas urbanas que vão servir as diferentes cozinhas bem como os próprios clientes.

Residentes

Não aplicável.

Arquitetos

Broadway Maylan

Investimento

3 milhões de euros

Startup Lisboa

Startup Lisboa
http://startuplisboa.com

Missão

Espaço de incubação para acolher e apoiar empreendedores, startups e scaleups de base tecnológica, apoiando-os no desenvolvimento das suas ideias e negócios.

Espaço

Área bruta de cerca de 7.000 m2. Espaços de trabalho para startups, scaleups e para empresas tecnológicas de maior dimensão a par de incubação virtual. O edifício integra também espaços de trabalho partilhados,áreas comuns de apoio, áreas sociais e zonas técnicas, espaços de restauração/cafetaria. Dada a centralidade do edifício da Startup Lisboa no HCB, aqui será o cruzamento dos diversos eixos pedonais existentes do complexo, reforçando a missão integradora do edifício e da própria Startup Lisboa. Pretende-se que o edifício seja um espaço aberto, sem barreiras físicas ao nível do seu perímetro, com uma recepção ponto central de acolhimento e encaminhamento dos visitantes. A praça pública coberta será o lounge principal da Startup Lisboa, servindo de apoio a todos os utilizadores e visitantes.

Factor Diferenciador

Novo espaço é uma nova abordagem ao conceito de incubação da Startup Lisboa, apostando fortemente na inovação aberta, colocando a trabalhar lado a lado promotores de novas ideias e empresas de maior dimensão. Pretende-se fomentar a troca de experiências e a aproximação entre o mundo das startups e o mundo corporate, através de uma dinâmica que os espaços atuais não permitem.

Residentes

Delta Cafés

Arquitetos

SCHARCH Arquitetos

Investimento

TBA

Casa do Capitão

Casa do Capitão
https://casa-capitao.com/

Missão

Projeto de programação cultural, artística e de entretenimento. A música popular atual e a música de dança são o pilar desta programação que se estende a outras áreas artísticas desde artes performativas, cruzamentos disciplinares, artes visuais, imagem e palavra. Para além da sua programação própria, a Casa do Capitão estará aberta a diferentes promotores e acolherá relevantes acontecimentos culturais da cidade.

Espaço

Edifício: 1.300 m2
Terraço: 500 m2

Factor Diferenciador

Espaço de descobertas e ponto de encontro, aberto e inclusivo, a Casa do Capitão parte de um público informado e influenciador, nacional e estrangeiro residente, consumidor de novas tendências urbanas e populares, para alcançar um público mais vasto e transgeracional.

Residentes

Não Aplicável

Arquitetos

Miguel Marcelino

Investimento

TBA

Claranet

Claranet
http://www.claranet.pt

Missão

A missão da Claranet é ajudar os nossos clientes a fazer coisas incríveis. Paixão: temos paixão pelas tecnologias da Internet e pelo que a TI pode fazer pelos nossos clientes. Orgulho: temos orgulho do que oferecemos. Qualidade: trabalhamos constantemente para melhorar tudo o que fazemos.

Espaço

O “Claranet 2.0 @ HCB” é um plano a 5 anos, com início em 2022 (e 200 colaboradores), que visa a inovação (desenvolvimento de novos serviços) e o estabelecimento de Portugal como um hub de prestação de serviços inovadores para o resto do grupo e outros mercados internacionais. Tem 4 pilares: • Criação de um local de trabalho de acordo com as novas tendências (sustentável, social, colaborativo); • Abertura de centros de competência Cloud (ex: application migration factory); • Investimento em inovação: Cloud refactoring, machine learning, big data analytics, cyber-intelligence, future workplace, …; • Investimento em centros de formação on-the-job especializados.

Factor Diferenciador

Application Migration Factory: novo centro de competência para o grupo Claranet. Security Operations Center: novo centro europeu de operações de segurança. Future Workplace: demo room com o posto de trabalho do futuro. Claranet University: v2 - aposta em formação de especialistas cloud, security e workplace.

Residentes

Não Aplicável

Arquitetos

Promontório

Investimento

5 milhões de euros

Museu de Lisboa - Fábrica de Moagem

Museu de Lisboa - Fábrica de Moagem

Missão

A Fábrica de Moagem faz parte do Museu de Lisboa que possui uma missão global: revelar Lisboa de diferentes formas, para dar a conhecer a riqueza de uma das cidades mais antigas da Europa. Os objetivos deste futuro núcleo são o estudo, a investigação, o inventário, a preservação e a difusão da identidade associada à indústria alimentar produzida no complexo fabril da antiga Manutenção Militar, e seu contexto na industrialização de Lisboa e do País.

Espaço

O edifício da moagem é fundacional do complexo fabril da Manutenção Militar. Foi o primeiro edifício construído para albergar a moagem, de então, a fábrica do pão, da massa e da bolacha. Observam-se no mesmo edifício diversos sistemas construtivos – ferro e betão. Esta dinâmica construtiva é precisamente acompanhada pela evolução dos próprios equipamentos para a obtenção da farinha. No interior deste primitivo edifício, encontra-se, hoje, todo o sistema operativo, praticamente intacto, com as suas linhas de produção e a complexa rede de tubagens por onde circulava o cereal e o próprio produto – a farinha, o que determina o seu caracter único. Acresce ainda referir que a recuperação e a refuncionalização deste edifício insere-se, plenamente, no conceito da sustentabilidade que a salvaguarda do património industrial, neste caso, promove.

Área útil - 2 847 m2

Factor Diferenciador

A Fábrica de Moagem da antiga Manutenção Militar, datada de 1897, constitui um exemplar único no País e raro a nível internacional. Primeira unidade fabril da Manutenção Militar, que respondia a todas as necessidades inerentes à alimentação do Exército, a Fábrica de Moagem guarda um valioso património integrado. Mantendo a integridade que existia aquando do seu encerramento, em 2007, grande parte das mais de cem máquinas, sistemas operativos e tubagens instalados estão em bom estado de conservação e prontos a funcionar. Para além de testemunhar, fundamentalmente, três fases cronológicas de industrialização – início do século XX, décadas de 1950 e de 1970, é este espírito do lugar, que o Museu de Lisboa procurará manter, a par do desenvolvimento de um projeto inclusivo e interativo a vários níveis – expositivos e de públicos, que em conjunto constituem os fatores distintivos deste projeto.

Productos e serviços Inovadores
Futuramente, será um espaço museológico de visita permanente, inclusivo e interativo, com programação diversificada, em articulação com os outros núcleos do Museu de Lisboa, do qual faz parte e numa relação de proximidade com a comunidade do HCB.

Residentes

Não Aplicável

Arquitetos

Este tópico não se aplica.

Investimento

Este tópico não se aplica.

Residentes

Delta Cafés
https://deltacafes.pt

Fundada pelo Comendador Rui Nabeiro em 1961, a Delta Cafés é uma empresa especializada na torra e comercialização de café. Líder no mercado nacional, exporta para mais de duas dezenas de países e selecciona origens provenientes dos quatro cantos do mundo. É uma empresa com gestão de rosto humano, cujos valores assentam numa atitude responsável para com o futuro do planeta.

                                       

Localização

Startup Lisboa Beato

Tags

Startup Lisboa Beato