Já todos sabemos qual é o hot topic do momento: transformação digital. 

A tecnologia não pára de inovar e o ecossistema não fica indiferente a esta tendência. O mundo tech muda a cada segundo e a forma de pensar das empresas é obrigada a acompanhar. Coisas que antes eram impossíveis aos nossos olhos, hoje são consideradas comuns no nosso quotidiano, e até mesmo indispensáveis.

O comportamento do ser humano é também impactado por estas mudanças, que tem de aprender a acompanhar a evolução e conviver com as novas tecnologias. Inteligência artificial, automação de processos robóticos, realidade virtual, bioinformática, e outras inovações, fazem parte dos benefícios destes avanços e provocam todos os dias melhorias na qualidade de vida das pessoas. Mas, como tudo, existe o lado oposto da moeda. 

Atualmente, o setor da tecnologia deve estar profundamente ciente do seu próprio impacto. De uma perspectiva, a tecnologia melhorou o bem-estar humano e, de outra, gerou consequências que estão longe de ser benignas. O acesso e a construção de informações dão todos os dias poder a grandes entidades globais e, como sabemos – poder implica grande responsabilidade. O ano de 2022 mostrou-nos como essa responsabilidade pode desempenhar um papel na sociedade, não apenas enquanto ferramentas de comunicação, mas como perigosos meios de ação.

“A tecnologia deve ser usada para criar, salvar e ajudar as pessoas, não para destruir. Essa tecnologia é o futuro.”, disse Olena Zelensky, Primeira-dama da Ucrânia, no contexto da Web Summit 2022.

No Hub Criativo do Beato (HCB) estamos de mãos dadas com a tecnologia desde o primeiro dia. Foi com eventos e projetos como a Unicorn Factory Lisboa, EEA Grants Seminar Alterações Climáticas, Sónar+D, Entrepreneurship Awards, Europas Tech Startup Awards e muito mais, que o HCB continua a ser o ponto de encontro para inúmeras iniciativas que interligam o ecossistema nacional e internacional e que atraímos para Portugal milhares de profissionais vindos de todo o mundo para celebrar a tecnologia, inovação e a criatividade.

É na tecnologia e na inovação que assentam os princípios do HCB e, em conjunto com os nossos parceiros e residentes que aqui se estão a instalar, contribuímos para uma mudança construtiva. Utilizamos estas novas ferramentas em prol do conhecimento e continuamos todos os dias a trabalhar para sermos um motor de mudança com impacto positivo no mundo. 

Descubra alguns dos melhores momentos de 2022 e comece 2023 a surfar a onda da inovação connosco com as próximas novidades dos nossos parceiros, vizinhos e do ecossistema.