As obras de reabilitação e reconversão terão em conta a feição original dos edifícios e o património histórico, arquitetónico e industrial que encerram. Através de um levantamento exaustivo de quase dois anos feito pela equipa do HCB, todo o património foi identificado e inventariado, e realizados os seguintes levantamentos e análises:

• Recolha de informação histórica, bibliografia e fontes documentais relevantes;
• Recolha de informação histórica, bibliografia e fontes documentais relevantes;
• Registo fotográfico e videográfico;
• Levantamentos arquitetónicos dos edifícios e necessidades de intervenção;
• Inventário do Património Industrial.

No que respeita ao acervo industrial, foram definidos 3 níveis de proteção:

i - Equipamento móvel ou móvel integrado Protegido
ii – Equipamento móvel ou móvel integrado Deslocável
iii – Equipamento móvel ou móvel integrado que poderá Ser ou Não Preservado

No que respeita às intervenções nos edifícios, foi definido um quadro normativo, identificando os elementos a conservar, passíveis de alteração ou de demolição/substituição.

O futuro espaço museológico, sob a gestão da EGEAC, empresa municipal de cultura que coordena a rede municipal de museus, será o ponto de encontro entre o passado e o futuro, integrando, entre outras valências, o Núcleo de Arqueologia Industrial. Será um novo espaço cultural da cidade que colocará em diálogo um edifício emblemático representativo da história industrial do século XX - acomodando ainda os equipamentos industriais que dão conta de todas as etapas da cadeia de produção e as diferentes épocas de desenvolvimento técnico e industrial - e as tendências artísticas e tecnológicas do século XXI.

Gostava de contribuir com fotos e outros materiais para o arquivo histórico da Manutenção Militar?